top of page

Personalidades

CLAUDINEI QUIRINO

Claudinei Quirino, campeão brasileiro de atletismo, nasceu em Lençóis Paulista, no dia 19 de novembro de 1970. Aos 21 anos de idade, quando resolveu acompanhar um amigo num treino, Claudinei foi descoberto por um técnico, que logo percebeu o talento do rapaz e foi então que o garoto de família humilde teve sua vida transformada.

 

Na época, ele trabalhava num bar de beira de estrada, em Lençóis Paulista, na primeira competição de que participou, Claudinei foi convidado a treinar em Salto (SP) e depois em Presidente Prudente (SP), onde começou a ganhar mais destaque. Foi lá que, mesmo enfrentando dificuldades físicas e financeiras, ele se tornou um dos maiores velocistas brasileiros de todos os tempos.

 

A especialidade de Claudinei eram as provas de 100m, 200m, 400m e 4x100 rasos. Ele conquistou recordes sul-americanos nas provas de 200m, com o tempo de 19”89, e do revezamento 4x100, quando a equipe brasileira marcou 37”90. Em 1997, Claudinei ficou com a medalha de bronze nos 200m no Campeonato Mundial de Atletismo de Atenas (Grécia). Em 1999, em Sevilha (Espanha), levou a prata nos 200m e o bronze no 4x100. No mesmo ano, nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá), ele conquistou o ouro nas provas de 200m e 4x100. Logo depois, ganhou outro ouro na etapa final do Grand Prix da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), em Munique (Alemanha), na prova de 200m. Nos Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália – 2000), formando o quarteto com Edson Luciano, André Domingos e Vicente Lenilson nos 4x100, Claudinei ganhou a medalha de prata, com 37”90. Em 2003, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (República Dominicana), a mesma equipe de Sidney conquista mais uma prata.

 

Depois de se despedir precocemente do esporte – uma cirurgia no púbis limitou seu desempenho –, Claudinei foi convidado a integrar a equipe brasileira de bobsled como atleta reserva, nos Jogos de Inverno de Turim (Itália – 2006). Atualmente, por meio do programa “Heróis do Atletismo”, ele incentiva jovens atletas a estudarem e a praticarem o esporte. Claudinei Quirino foi o único atleta lençoense a participar de uma Olimpíada.

Claudinei Quirino.jpg
Retribuindo
bottom of page