top of page

FORMAS DE EXPRESSÃO

O município possui orquestras, corais, grupos e companhias teatrais, artistas e escritores que caracterizam Lençóis Paulista como uma cidade que apresenta múltiplas formas de expressão artística que vão desde a dança e música, até a literatura e artes cênicas.

Um ponto de destaque vai para a Casa da Cultura “Profª. Maria Bove Coneglian”, a qual é sediada no prédio do antigo Lençóis Hotel e abriga a Secretaria de Cultura e o Auditório onde acontece apresentações de teatro, dança, música, vídeo, entre outras.

Além disso, também é o local onde está a atual sala de ensaios da Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins”, sendo uma ampliação iniciada em 2007 e concluída em 2008, passando a fazer parte do complexo.

Entre as formas de expressão da cidade, destacamos:

Orquestras

ORQUESTRAS

orquestra de sopros maestro agostinho.jpg

Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins”

A Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista é referência em todo o país. Suas atividades iniciaram-se em julho de 1995, e é uma entidade mantida pela própria Prefeitura Municipal. Em 1997, o Maestro Marcelo Ricardo Maganha assumiu a regência da orquestra e imprimiu aprimoramento técnico, variedade de repertório, e formação de novos músicos.

A Orquestra Municipal tem como objetivo colaborar com o crescimento cultural e levar musica instrumental a todos. Atualmente conta com aproximadamente 50 músicos. Possui um repertório amplo, contemplando do erudito ao popular e o folclórico, sempre buscando um elevado padrão estético/artístico nas composições ou arranjos interpretados.

orquestra de viola e violão.jpg

Orquestra de Viola e
Violão Boca do Sertão

Formada por um grupo musical de difusão e promoção da música sertaneja, caipira e modas de viola caipira, iniciou os trabalhos em julho de 2012, na cidade de Lençóis Paulista. Tendo à frente o Maestro Marcos Maganha, como idealizador e Produtor Musical, músicos de diversos grupos e duplas sertanejas de Lençóis Paulista unem-se com o objetivo principal de difundir e resgatar a música caipira e sertaneja, com releituras e arranjos especialmente produzidos para o grupo, onde nos shows executa-se músicas com Vocal e Instrumental, Violas, Violões e Canto, declamações de estórias e poesias da cultura caipira, mantendo viva a vocação e tradição do interior de São Paulo, em especial, a Região do Médio-Tietê.


A Orquestra é formada por 26 integrantes, entre eles violeiros, violonistas, berranteira, contrabaixo elétrico e percussão, possibilitando além do entretenimento, a troca de vivência e experiências nas diferentes faixas etárias de seus integrantes.

Corais

CORAIS

energia musical.png

Coral Energia Musical

coral infantil unimed_edited.jpg

Coral Infantil Unimed

O Coral Zillo Lorenzetti foi fundado em 1983, com a denominação de Coral da Usina Barra Grande, usina de açúcar da cidade, como opção de lazer e cultura para os funcionários da empresa. Outros membros da comunidade lençoense foi se juntando aos integrantes, mesmo que não fossem funcionários da empresa.


A partir de 1995 passou a denominar-se Coral Zillo Lorenzetti, sendo patrocinado pelo Grupo Zilor, das quais a Usina Barra Grande faz parte. Atualmente, são 50 integrantes, contando com as regências de Izabel Cristina Campanari Lorenzetti e Célia Bianchini, com o acompanhamento dos músicos Tiago Giorgetti Costa (teclado) e Binho Ornellas (percussão).


O projeto sempre se caracterizou como uma oportunidade aberta a toda a comunidade, integrando pessoas de diferentes áreas, gêneros e idades.

O Coral já é um marco na história cultural de Lençóis, fundado em 1999, nasceu de uma parceria entre a UNIMED e a Prefeitura Municipal. Atende e assiste a crianças do 3º ao 6º ano, contando atualmente com 54 crianças da cidade.

 

É mais um projeto social que a Unimed desenvolve em Lençóis Paulista, que vai além de ensinar a arte de cantar em grupo. Trabalhar valores, respeito ao próximo, e trabalho em equipe também faz parte do aprendizado através da música. Além de incentivar a desenvoltura e autoconfiança através da arte musical e o fascínio que a música exerce sobre alma humana. A ação artístico-social oferece cesta básica, uniformes, brindes em datas comemorativas e ensaios semanais.

  • Instagram
Teatros

GRUPOS DE TEATRO

Cia. Teatral Atos & Cenas

Cia. Teatral Atos & Cenas

A Cia. Teatral Atos & Cenas foi fundada em 22 de setembro de 1.989 na cidade de Lençóis Paulista (SP) com o objetivo de fomentar o teatro e conseqüentemente a arte. Ao longo dos anos a companhia solidificou suas bases e se firmou como referência teatral no interior paulista. Já foi núcleo de produção da Cooperativa Paulista de Teatro, hoje possui cnpj próprio. Manteve sua sede na Casa da Cultura “Profª. Maria Bove Coneglian” por 24 anos, atualmente tem a sede no Espaço Atos & Cenas onde realizam ensaios pesquisas, oficinas, cursos e projetos diversos, como também temporadas de suas montagens. Além da formação crítica da platéia, (crianças, jovens e adultos), a equipe trabalha no ensino teatral, compartilhando experiências e conhecimento com a comunidade.

 

Mantém como sua principal característica, pesquisar autores, estilos, linguagens e gêneros em busca de qualidade técnica e artística.

 

Desde sua fundação a equipe mantém em formação um acervo de figurinos, cenários e uma biblioteca teatral com mais de mil títulos.

Atos e cenas_edited.jpg
  • Instagram
  • Facebook
GRUPO ALOHA.jpeg

Grupo Aloah

grupo taltoss.jpeg

Grupo Taltos

O grupo Taltos desenvolve trabalhos na cidade de Lençóis Paulista e região desde 2018. Com sede na Casa da Cultura de Lençóis Paulista, o grupo já realizou diversas ações e apresentações juntamente com a Secretaria de Cultura em projetos como Bairro Feliz, Dia do Ler, FILLP (Festival Integrado Literário de Lençóis Paulista).


Encabeçado pelo ator e encenador, Rodolfo Braga, o Grupo Taltos trabalha em uma linha colaborativa de investigação e produção cultural, onde todos participam ativamente das construções e composições dos processos. 


O grupo faz parte do projeto Memórias Vívidas onde leva encenações de momentos históricos de Lençóis Paulista, além de intervenções artísticas que corroboram para o enriquecimento cultural do projeto. 

grupos taltos logo.jpeg
  • Instagram

O Grupo Aloah iniciou suas atividades no começo de 2022, a partir de um grupo de alunos do curso de teatro da Casa da Cultura. Desde o princípio, os integrantes se dedicam a um processo de cunho autobiográfico, explorando o desenvolvimento das personas dos atores enquanto criadores. Unidos à coletividade, cada integrante busca explorar as narrativas do seu próprio tempo e espaço, resgatando questões locais articuladas com questões universais. O coletivo tem como objetivo a criação de redes de afeto, estabelecendo parcerias com diversos núcleos de pesquisa e unindo-se a diferentes profissionais e projetos.

 

Tem, também, atuação significativa junto ao laboratório de criação cenográfica e de figurinos. Sua atividade se dá através da montagem de espetáculos, como “Partida ou Chegada” e “A Vida Como Ela Ainda É”, contações de história e outras intervenções artísticas. Além disso, participa do Projeto Memórias Vívidas desde sua primeira edição, instigando a imaginação do público durante as histórias contadas na visita guiada. Os integrantes que já estiveram presentes no projeto são: Ana Rita Leda, Leonardo Giacomini, Lilian Fernanda, Nati Santana, Noah Gabriel, Becca Vieira e Sabrina L. Burato.

​O grupo conta ainda com o apoio especial das musicistas Adriane Medola Cunha Matias, Claudia Christian Médola Cunha e Sara Vitória Prado de Lima na participação no Projeto Memórias Vívidas.

grupo aloha logo.jpeg
  • Instagram
bottom of page