top of page

Personalidades

Marcos Goleiro.jpg

GOLEIRO MARCOS

Marcos Roberto Silveira Reis, mais conhecido como Marcos nasceu na cidade de Oriente, no dia 4 de agosto de 1973. Marcos iniciou sua carreira no Lençoense, time de futebol de Lençóis Paulista, onde atuou nas categorias de base do clube até 1992, quando foi contratado pelo Palmeiras e se tornou atleta profissional. Antes de ser contratado pelo Palmeiras, o atleta teve uma breve passagem de três meses pelo rival Corinthians, por empréstimo do Lençoense, porém não foi oficialmente registrado pelo clube junto à Federação Paulista de Futebol.

De 1992 a 2012, foi atleta do Palmeiras, onde é considerado um dos maiores ídolos da história do clube. Também chamado de "São Marcos" por causa de suas defesas consideradas "milagrosas", vestiu a camisa alviverde durante toda a sua carreira profissional, sendo decisivo na conquista de inúmeros títulos do clube, como o da Copa Libertadores da América de 1999. Durante seu período no alviverde, Marcos participou de 533 jogos, tornando-se o sétimo jogador com mais partidas disputadas pelo clube. O goleiro passou, praticamente, a sua carreira toda como atleta do Palmeiras, ostentando a camisa alviverde até o início de 2012.


Foi o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, quando a equipe conquistou seu quinto título mundial. Também com a camisa da agremiação nacional conquistou a Copa América de 1999 e a Copa das Confederações de 2005. Transcendendo sua forte identificação com o Palmeiras, conquistou a simpatia e a admiração de torcedores de times rivais no Brasil, por conta de seu elogiado caráter e por ser considerado um dos grandes goleiros de todos os tempos no futebol brasileiro. Marcos detém ainda o recorde de goleiro que mais defendeu cobranças de pênaltis na história da Copa Libertadores. Jogando pela Seleção Brasileira, atuou em 29 jogos.


Sua última partida como profissional foi realizada em 18 de setembro de 2011, pelo Campeonato Brasileiro. Convivendo com muitas lesões ao longo de sua carreira, anunciou sua aposentadoria no início de 2012, aos 38 anos de idade. Poucos meses após o anúncio de sua aposentadoria como goleiro, Marcos iniciou uma nova fase profissional, ainda no Palmeiras. Depois de fechar um contrato de marketing com o clube, ele foi nomeado embaixador do time.
Fora dos gramados, Marcos abriu a Clínica São Marcos, centro de fisioterapia voltado para recuperação de atletas com dificuldades financeiras. Em 2017, lançou sua própria marca de cerveja, a Cerveja 12.

Retribuindo
bottom of page