top of page

Personalidades

MAESTRO MARCELO MAGANHA

Marcelo Maganha.jpg

Nascido em Lençóis Paulista em 26 de abril de 1977. De família de músicos, começou a estudar violão aos 7 anos de idade simultaneamente a seu ingresso na Banda Municipal de Lençóis Paulista. Começou a reger o coral na Igreja Nossa Senhora da Piedade de Lençóis Paulista aos 12 anos, neste mesmo ano passou a lecionar violão na Casa da Cultura de Lençóis Paulista e ainda a realizar bailes e shows como trompetista.


Formado em Regência Instrumental e trompete erudito pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, Graduado em Regência Coral e Licenciado em ArtesVisuais com pós-graduação em Regência Orquestral e especialização em ensino de método coletivo nos Estados Unidos. Regente titular e fundador da Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista como servidor de carreira a 21 anos na Prefeitura de Lençóis Paulista, coordenador da Banda Sinfônica Jovem de Lençóis Paulista, trompetista e leader da Big Band “Cidade do Livro” ainda foi o fundador da Banda Sinfônica Municipal de Macatuba, professor da FUNARTE em vários estados brasileiros, foi professor e coordenador no Conservatório de Tatuí além de ter sido regente adjunto da Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.


Foi ainda trompete solo e regente adjunto da Orquestra Sinfônica da Universidade do Sagrado Coração de Jesus de Bauru por 6 anos. Foi coordenador do Projeto Coreto Paulista (Projeto de sopros do Governo do Estado de São Paulo) onde foi professor de regência da Oficinas Itinerantes e coordenador de vários festivais. Realizou vários concertos em vários países da América do Sul, América do Norte, África e Europa regendo algumas destas vezes grandes solistas onde destacam-se: Fred Mills, Adam Rappa, Rex Richardson, Quinteto de Metais Boston Brass, Fernando Dissenha, Altamiro Belmiro, Rafael Migliani, Nailson Simões, dentre outros, com Orquestras e Bandas destes lugares.


É associado ao Rotary Club de Lençóis Paulista e atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Cultura de Lençóis Paulista, professor e coordenador em pós-graduação pelo Instituto ALPHA(FACEC) de Vitoria/ES em toda a América Latina.


Realizou muitos trabalhos como regente, trompetista e arranjador com grandes artistas de renome nacional onde destacam-se: Trio Los Angeles, Chico Rey e Paraná, Tinoco, Ovelha, André e Matheus, Grupo Karametade, Toquinho, Renato Teixeira, Sergio Reis, Cezar e Paulinho, dentre outros. Participou da gravação de vários CD´s e DVD´s com grandes artistas e ainda estreia de 350 Composições e arranjos nacionais e internacionais.


Recebeu várias honrarias no Brasil e exterior pela sua atuação como maestro, professor e músico, pelos trabalhos relevantes a cultura de nosso país, moções, e ainda, o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural “Maestro Carlos Gomes”, também a maior delas, a medalha do Cinquentenário das forças de paz do Brasil da ONU (Organização das Nações Unidas).


O Maestro Marcelo Maganha foi indicado para ser um dos homenageados com a Medalha do Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz do Brasil, maior condecoração oferecida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) no país. A cerimônia aconteceu no dia 29 de maio de 2019, em São Paulo. Segundo o ofício da Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz (ABFIP), a medalha entregue pelo Exército Brasileiro destina-se a premiar e reverenciar os nobres atributos daqueles que tenham praticado ações meritórias, enaltecedoras do nome da pátria brasileira e em sinal de reconhecimento aos valores militares, espírito de civismo, preservação da memória e serviços prestados ao seu estado e à pátria.

Retribuindo
bottom of page