MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

Certificado como Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado de São Paulo, através através da Lei sob nº 16.566 de 01 de novembro de 2017, Lençóis Paulista integra o grupo composto por 140 cidades do Estado de São Paulo que, devido a esse título, possuem acesso à recursos estaduais para investimento em obras e melhorias de infraestrutura turística.

Para fazer jus a classificação, os municípios devem atender a diversos critérios, entre eles: ter expressivos atrativos turísticos, dispor de meios de Hospedagem, serviços de alimentação, serviços de informação turística, infraestrutura básica, serviço médico emergencial, abastecimento de água potável, coleta de resíduos sólidos, possuir Plano Diretor de Turismo e Conselho Municipal de Turismo.

Lençóis Paulista possui expressivos atrativos culturais, rurais, gastronômicos e de negócios, além de eventos agropecuários de projeção nacional. O município dispõe de serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação e serviço de informação turística. Da mesma forma, possui infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere ao abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos. Informações estas evidenciadas no Inventário da Oferta Turística, elaborado a partir do levantamento e identificação dos atrativos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo existentes no município.

VOCAÇÕES TURÍSTICAS

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Em Lençóis Paulista os negócios e eventos são os principais responsáveis pela movimentação de turistas atraídos por competições, feiras, transações, reuniões, entre outras motivações de caráter profissional.

Na cidade estão estabelecidas grandes empresas, inclusive multinacionais, de diversos ramos: alimentos; energia; lubrificantes; hotelaria, celulose; papel; frigorífico; metalúrgico e siderúrgico; madeira; embalagem; tecnologia; bebidas artesanais, entre outros. Além disso, os investimentos anunciados e em implementação têm colocado Lençóis em posição de destaque.

Lençóis abriga feiras de projeção nacional: FACILPA, Expovelha e Exporquídea.  A FACILPA, mais destacada, é uma das maiores feiras agropecuárias do país, reúne elevado público e atrações: shows, exposições, praça de alimentação, parque de diversões e sedia os maiores circuitos de rodeio profissional do Brasil. Destacam-se também os eventos esportivos e culturais que têm atraído considerável fluxo de turistas para Lençóis.

 

 

TURISMO CULTURAL

Lençóis Paulista é conhecida como "Cidade do Livro" por possuir um acervo de livros em sua Biblioteca Municipal maior do que o número de habitantes.

O município possui notória vocação cultural, contanto com expressivos atrativos, onde destacam-se a Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa”, Biblioteca “Monteiro Lobato”, Bibliotecas Ramais I, II e III, Casa da Cultura “Maria Bove Coneglian”, Espaço Cultural Cidade do Livro, Museu Alexandre Chitto, Memorial de Alfredo Guedes, Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins” e Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”.

Também é realizado anualmente o Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista (FILLP), evento que conta com lançamento de obras literárias, diversas atrações teatrais e musicais, e ainda feiras de troca de livros.

Todos esses atrativos compõem uma oferta turística diversificada de atividades e eventos culturais aos seus visitantes.

 

TURISMO RURAL

Entre as potencialidades turísticas de Lençóis Paulista está o turismo rural que conta com propriedades que vão desde a pesqueiros, restaurantes rurais, até a produtoras de presunto parma e bebidas artesanais, tais como vinhos, suco de uva e cachaças premiadas internacionalmente.

Algumas propriedades rurais ainda proporcionam aos seus visitantes a experiência de conhecer os empreendimentos, sua história e, em alguns casos, sua plantação, seu processo de fabricação e ainda realizar colheita e compras em seus armazéns.