top of page
Secretaria de Turismo

PROJETOS

Nômade Lençóis Paulista

O projeto Nômade foi criado em 2001 pelos designers Tania de Paula e Christian Ullmann. As primeiras edições aconteceram na Amazônia com o desafio de preservar a cultura local e conciliar geração de renda e uso sustentável de recursos naturais. A dupla percorreu as cinco regiões do Brasil e algumas cidades na América do Sul com o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de comunidades e seus territórios.

Através da Origem Produções, o projeto Nômade já esteve em Ribeirão Preto e Novo Horizonte e chegou a Lençóis Paulista com a proposta de identificar potencialidades e características únicas da região, promover o saber fazer artesanal e contribuir com a criação de novos produtos e serviços com identidade local.

O Projeto Nômade, foi patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção executiva da Origem Produções e contou com o apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, através das Secretarias de Turismo e Cultura e também do Centro Municipal de Formação Profissional.

O projeto gratuito foi direcionado a artistas, artesãos, designers, agentes culturais, empreendedores, estudantes, professores e interessados em produção artesanal, design, empreendedorismo e processos criativos.

A proposta do projeto é formar um grupo diversificado e multidisciplinar para participar de atividades colaborativas e de cocriação. Foram oferecidas oficinas temáticas, clínicas de design, laboratório de cocriação, documentário e um livro com o objetivo de valorizar e promover o potencial da economia criativa de Lençóis Paulista.

Para mais informações, acesse o site da Oficina Nômade através desse link.

Acesse a versão digital do livro TERRITÓRIOS e assista ao documentário OLHARES.

bottom of page