top of page

FORMAS DE EXPRESSÃO

O município possui orquestras, corais, grupos e companhias teatrais, artistas e escritores que caracterizam Lençóis Paulista como uma cidade que apresenta múltiplas formas de expressão artística que vão desde a dança e música, até a literatura e artes cênicas.

Um ponto de destaque vai para a Casa da Cultura “Profª. Maria Bove Coneglian”, a qual é sediada no prédio do antigo Lençóis Hotel e abriga a Secretaria de Cultura e o Auditório onde acontece apresentações de teatro, dança, música, vídeo, entre outras.

Além disso, também é o local onde está a atual sala de ensaios da Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins”, sendo uma ampliação iniciada em 2007 e concluída em 2008, passando a fazer parte do complexo.

Entre as formas de expressão da cidade, destacamos:

Orquestras

ORQUESTRAS

Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins”

orquestra de sopros maestro agostinho.jpg

A Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista é referência em todo o país. Suas atividades iniciaram-se em julho de 1995, e é uma entidade mantida pela própria Prefeitura Municipal. Em 1997, o Maestro Marcelo Ricardo Maganha assumiu a regência da orquestra e imprimiu aprimoramento técnico, variedade de repertório, e formação de novos músicos.

A Orquestra Municipal tem como objetivo colaborar com o crescimento cultural e levar musica instrumental a todos. Atualmente conta com aproximadamente 50 músicos. Possui um repertório amplo, contemplando do erudito ao popular e o folclórico, sempre buscando um elevado padrão estético/artístico nas composições ou arranjos interpretados.

Orquestra de Viola e
Violão Boca do Sertão

orquestra de viola e violão.jpg

Formada por um grupo musical de difusão e promoção da música sertaneja, caipira e modas de viola caipira, iniciou os trabalhos em julho de 2012, na cidade de Lençóis Paulista. Tendo à frente o Maestro Marcos Maganha, como idealizador e Produtor Musical, músicos de diversos grupos e duplas sertanejas de Lençóis Paulista unem-se com o objetivo principal de difundir e resgatar a música caipira e sertaneja, com releituras e arranjos especialmente produzidos para o grupo, onde nos shows executa-se músicas com Vocal e Instrumental, Violas, Violões e Canto, declamações de estórias e poesias da cultura caipira, mantendo viva a vocação e tradição do interior de São Paulo, em especial, a Região do Médio-Tietê.


A Orquestra é formada por 26 integrantes, entre eles violeiros, violonistas, berranteira, contrabaixo elétrico e percussão, possibilitando além do entretenimento, a troca de vivência e experiências nas diferentes faixas etárias de seus integrantes.

Corais

CORAIS

Coral Energia Musical

coral energia musical.png

O Coral Zillo Lorenzetti foi fundado em 1983, com a denominação de Coral da Usina Barra Grande, usina de açúcar da cidade, como opção de lazer e cultura para os funcionários da empresa. Outros membros da comunidade lençoense foi se juntando aos integrantes, mesmo que não fossem funcionários da empresa.


A partir de 1995 passou a denominar-se Coral Zillo Lorenzetti, sendo patrocinado pelo Grupo Zilor, das quais a Usina Barra Grande faz parte. Atualmente, são 50 integrantes, contando com as regências de Izabel Cristina Campanari Lorenzetti e Célia Bianchini, com o acompanhamento dos músicos Tiago Giorgetti Costa (teclado) e Binho Ornellas (percussão).


O projeto sempre se caracterizou como uma oportunidade aberta a toda a comunidade, integrando pessoas de diferentes áreas, gêneros e idades.

Coral Infantil Unimed

coral infantil unimed_edited.jpg

O Coral já é um marco na história cultural de Lençóis, fundado em 1999, nasceu de uma parceria entre a UNIMED e a Prefeitura Municipal. Atende e assiste a crianças do 3º ao 6º ano, contando atualmente com 54 crianças da cidade.

 

É mais um projeto social que a Unimed desenvolve em Lençóis Paulista, que vai além de ensinar a arte de cantar em grupo. Trabalhar valores, respeito ao próximo, e trabalho em equipe também faz parte do aprendizado através da música. Além de incentivar a desenvoltura e autoconfiança através da arte musical e o fascínio que a música exerce sobre alma humana. A ação artístico-social oferece cesta básica, uniformes, brindes em datas comemorativas e ensaios semanais.

Teatros

GRUPOS DE TEATRO

Grupo Aloah

GRUPO ALOHA.jpeg

O Grupo Aloah iniciou suas atividades no começo de 2022, a partir de um grupo de alunos do curso de teatro da Casa da Cultura. Desde o princípio, os integrantes se dedicam a um processo de cunho autobiográfico, explorando o desenvolvimento das personas dos atores enquanto criadores. Unidos à coletividade, cada integrante busca explorar as narrativas do seu próprio tempo e espaço, resgatando questões locais articuladas com questões universais. O coletivo tem como objetivo a criação de redes de afeto, estabelecendo parcerias com diversos núcleos de pesquisa e unindo-se a diferentes profissionais e projetos.

 

Tem, também, atuação significativa junto ao laboratório de criação cenográfica e de figurinos. Sua atividade se dá através da montagem de espetáculos, como “Partida ou Chegada” e “A Vida Como Ela Ainda É”, contações de história e outras intervenções artísticas. Além disso, participa do Projeto Memórias Vívidas desde sua primeira edição, instigando a imaginação do público durante as histórias contadas na visita guiada. Os integrantes que já estiveram presentes no projeto são: Ana Rita Leda, Leonardo Giacomini, Lilian Fernanda, Nati Santana, Noah Gabriel, Becca Vieira e Sabrina L. Burato.

O grupo conta ainda com o apoio especial das musicistas Adriane Medola Cunha Matias, Claudia Christian Médola Cunha e Sara Vitória Prado de Lima na participação no Projeto Memórias Vívidas.

Grupo Taltos

grupo taltoss.jpeg

O grupo Taltos desenvolve trabalhos na cidade de Lençóis Paulista e região desde 2018. Com sede na Casa da Cultura de Lençóis Paulista, o grupo já realizou diversas ações e apresentações juntamente com a Secretaria de Cultura em projetos como Bairro Feliz, Dia do Ler, FILLP (Festival Integrado Literário de Lençóis Paulista).


Encabeçado pelo ator e encenador, Rodolfo Braga, o Grupo Taltos trabalha em uma linha colaborativa de investigação e produção cultural, onde todos participam ativamente das construções e composições dos processos. 


O grupo faz parte do projeto Memórias Vívidas onde leva encenações de momentos históricos de Lençóis Paulista, além de intervenções artísticas que corroboram para o enriquecimento cultural do projeto. 

grupos taltos logo.jpeg
grupo aloha logo.jpeg
bottom of page