Lençóis Paulista "Feito à Mão" - Por Bruna Sarcinelli
- Turismo Lençóis
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
O quadro Lençóis Paulista – Feito à Mão apresenta as histórias e trajetórias dos artesãos e manualistas locais apoiados pela Secretaria de Turismo. Essa série de reportagens, divulgada no site e nas redes sociais da Prefeitura e da SETUR, evidencia o artesanato e o trabalho manual como expressões culturais que também se consolidam como produtos turísticos. Além disso, fortalecem a economia criativa, impulsionam a sustentabilidade e geram oportunidades de renda e desenvolvimento.
Hoje, o Lençóis Paulista Feito à Mão conta a história de Bruna Sarcinelli, que entrou no universo do artesanato por uma necessidade pessoal. Já imaginou se você se visse doente e desempregada? O que você faria?
Foi exatamente isso que aconteceu com Bruna. Ela trabalhava em uma empresa de comunicação quando, após sofrer uma trombose na perna, precisou se afastar do trabalho. Devido ao longo período de repouso, ela se mudou para a casa de sua mãe, em outro estado, e precisou deixar o emprego. Foi nesse momento, enfrentando a necessidade de custear seu tratamento médico, que Bruna decidiu começar a trabalhar com artesanato.
Para dar os primeiros passos, ela se inspirou em seu pai, que sempre gostou de trabalhos manuais e fazia todas as decorações das festinhas de aniversário. Com o incentivo dele e com a ajuda de vídeos que assistia na internet, aprendeu pintura/decoupage em MDF e personalização de produtos por sublimação. E assim começou a sua trajetória no artesanato – com paciência e muita criatividade, ela produzia e vendia seus produtos por encomenda.
No entanto, quando Bruna se mudou de Estado devido ao trabalho de seu esposo, enfrentou dificuldades para encontrar fornecedores de MDF com preços acessíveis na região.
Foi nesse momento que uma paixão de infância ressurgiu: o amor pelo "papel". Quando era criança, Bruna costumava passar muito tempo na gráfica da família, sempre rodeada por papéis, o que a levou a redescobrir esse material como uma alternativa viável para seus trabalhos.
“ Quando comecei a trabalhar com encadernação e cartonagem, eu me lembrei da época em que eu era menina e passava horas na gráfica do meu tio, foi aí que eu entendi de onde vinha essa minha paixão por manusear papéis!”
Artesã há 14 anos, hoje, Bruna produz lembranças e presentes personalizados dos mais variados tipos e modelos como agendas, cadernos de receitas, blocos, cadernos escolares e de caligrafia, carteiras de vacinação etc.
Há quatro anos morando em Lençóis Paulista, ela conheceu o trabalho realizado pela Secretaria de Turismo, efetuou o seu cadastro junto à Setur e hoje faz parte do Programa “Artesãos em Ação” participando ativamente de feiras e capacitações, ações que segundo ela, são essenciais para a divulgação e promoção de seus trabalhos manuais.
“O trabalho realizado pela Setur fez muita diferença em minha carreira, me ajudando a expor e a comercializar o meu produto, além das diversas capacitações que agregaram muito em minha vida profissional!”.
E para finalizar, Bruna resumiu o que o artesanato representa em sua vida:
“Comecei a trabalhar com o artesanato por necessidade e continuei por amor. É isso – amor! Colocamos amor em cada peça que produzimos e o resultado final é sempre gratificante!”
Você faz artesanato ou trabalho manual? Realize o seu cadastro através do formulário disponível no link: http://encurtador.com.br/ayAO8 e tenha acesso aos projetos, capacitações e eventos direcionados ao segmento.

Comments