Lençóis Paulista mantém a classificação de MIT

Classificado desde 01 de novembro de 2017 como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Governo do Estado de São Paulo, Lençóis Paulista mantém o título por mais três anos.


No total, o Estado de São Paulo conta com 70 estâncias turísticas e 140 municípios de interesse turístico que dispõem do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). A classificação permite aportes financeiros para investimentos em infraestrutura turística e ao desenvolvimento do turismo, fomentando assim a economia local e gerando emprego e renda.

A Lei Complementar Estadual nº 1.261/2015 estabeleceu a necessidade do ranqueamento dos municípios turísticos, a ser realizado a cada três anos, a qual determina se os municípios manterão a sua classificação turística e, ainda, quais MITs poderão ser elevados à categoria de Estância e quais dessas perderão a titulação, passando a ser MITs.

No ranqueamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo neste ano de 2021 e publicado no dia 22 de outubro, Lençóis Paulista figura na 63ª posição entre os 140 Municípios de Interesse Turístico, somando 57,5 pontos. A reclassificação assegurou ao município o acesso a recursos do DADETUR para investimentos no segmento nos próximos três anos.

Para obtenção e mantenimento do título de MIT, Lençóis Paulista atende a diversos requisitos, entre eles possuir potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística, além de dispor de infraestrutura básica capaz de atender a população fixa e aos visitantes, no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos e, também, ter Plano Diretor de Turismo e Conselho Municipal de Turismo.

A Secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, comentou que “permanecer com o título de Município de Interesse Turístico significa garantir a continuidade dos investimentos em infraestrutura turística e fomento da atividade, sendo, portanto, motivo de grande alegria para a Administração Municipal e sinal de que nossos esforços estão trazendo resultados positivos para o desenvolvimento do turismo na nossa cidade”.

O ranqueamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo está disponível para consulta no link: https://bit.ly/3Eq1X0j