Parceria da SETUR e Unisagrado beneficia artesãos

Pelo segundo ano consecutivo, parceria entre a Secretaria de Turismo e o Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, de Bauru, tem como objetivo oportunizar aos artesãos de Lençóis Paulista a participação no Projeto Extensionista “A inserção da identidade regional no artesanato para valorização do produto”.

O projeto de extensão universitária, desenvolvido pela Professora Dra. Sileide Ap. de Oliveira Paccola junto aos alunos dos cursos de Design e Design de Moda, objetiva a aplicação das ferramentas do Design no desenvolvimento de produtos artesanais alinhados com a identidade local, a fim de criar uma relação significativa do produto com a região em que se encontra.

Para início do projeto, nos dias 23 e 24 de março, 10 artesãs cadastradas junto à SETUR, que se inscreveram no projeto, estiveram presentes no UNISAGRADO para apresentação da sua trajetória no artesanato, assim como as técnicas, habilidades e materiais empregados na produção de suas peças artesanais.

Já nos dias 30 e 31 de março, foi a vez da Secretaria de Turismo, representada pela Secretária Joelma de Andrade Taioque e a Assistente Técnico Administrativo Jaqueline Amália Justo, ministrar uma Palestra sobre o município de Lençóis Paulista, sua história e cultura, assim como seus atrativos e pontos turísticos.

Os alunos e artesãos manterão contato para o desenvolvimento das propostas. Ao final do projeto, previsto para o mês de junho, as artesãs participantes receberão sugestões de novos produtos, que tenham relação com a identidade cultural do município , com as técnicas e materiais já utilizados pelas mesmas.

Segundo a Secretária de Turismo, “Ótimos resultados já foram atingidos no primeiro ano de parceria, o que garantiu a realização do projeto também em 2022. A iniciativa tem gerado benefícios a todos os envolvidos e, ainda, promovido o intercâmbio de experiências e a aproximação entre universidade, poder público e comunidade”.