top of page

Setur abre inscrições para visitação noturna no cemitério

A partir do meio-dia de segunda-feira, 25 de julho, a Secretaria de Turismo inicia as inscrições para os interessados em participar da primeira edição aberta ao público da visita guiada no Cemitério Municipal Alcides Francisco, pelo projeto “Memórias Vívidas”. A visita será na sexta-feira, 29 de julho, das 19h às 20h.

Para participar é necessário ter no mínimo 16 anos. As inscrições ocorrerão somente online, pelo link: encurtador.com.br/gmIO1. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições que excederem o número de vagas serão colocadas em lista de espera. Após a efetuação da sua inscrição, o interessado deverá aguardar o contato da Secretaria de Turismo de Lençóis Paulista para confirmação.

O Projeto intitulado “Memórias Vívidas” tem como objetivo valorizar a história, arte e cultura através de visitação ao Cemitério Municipal. Os guias apresentarão os túmulos, as histórias e curiosidades de personalidades e mitos locais ali sepultados e, durante a visitação, também acontecerão apresentações cênicas para melhor caracterização das histórias. Idealizado e realizado pelo grupo de historiadores e agentes culturais lençoenses, o Projeto foi abraçado pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Turismo, contando com o apoio das Secretaria de Cultura e de Agricultura e Meio Ambiente e da Câmara Municipal.

Rafael Costa, um dos idealizadores da iniciativa, informou que o projeto nasceu depois de muitas visitas diurnas e conversas entre professores, alunos, visitantes e conhecedores do local. “O cemitério é um verdadeiro museu a céu aberto, repleto de belezas escondidas por trás dos túmulos que ali estão e por meio dos guias são contadas as histórias curiosas e por vezes incomuns de personalidades locais”.

A Secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, comentou que o Cemitério Municipal é um local carregado de memória, história, cultura, arte e religião. “O projeto vem com a proposta de contar parte da história do nosso município de uma outra forma, realizando um tour inusitado, que busca levar o visitante a reconhecer e valorizar o patrimônio cultural existente no cemitério e mostrar que o espaço é vívido, uma vez que enaltece a vida dos falecidos e traz memória e lembrança aos vivos. A expectativa é de que as vagas sejam preenchidas rapidamente, devido à grande repercussão do Projeto Piloto, realizado em 01 de julho. Dessa forma, os interessados deverão ficar atentos às inscrições”.



留言


bottom of page