SETUR realiza reuniões com artesãos

A Secretaria de Turismo de Lençóis Paulista realizou ontem, 14 de outubro, duas reuniões com artesãos do município objetivando promover ações à categoria.


Os encontros realizados tanto no período da tarde como da noite, contou com a participação de 30 artesãos dos 70 cadastrados junto à Secretaria de Turismo.


Durante o evento, foi abordado sobre o papel da Secretaria de Turismo e a ligação entre o artesanato e o segmento turístico e, também, foi apresentado o Programa Artesãos em Ação, que visa implementar ações de estímulo aos artesãos, estruturar atividades para o desenvolvimento individual e coletivo dos mesmos, promover a identidade e valorização dos artigos artesanais e também do município.


As reuniões foram conduzidas pela Secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, e pela Assistente Técnico Administrativo, Jaqueline Amália Justo.


No encontro do período da tarde, o Secretário de Cultura Marcelo Maganha e sua equipe estiveram presentes para divulgar os Editais das Chamadas Públicas 01 e 02/2021 da Lei Aldir Blanc e orientar os artesãos que desejarem apresentar suas propostas de projetos. A informação também foi compartilhada pela Secretaria de Turismo com os participantes do segundo encontro.


Segundo Joelma de Andrade Taioque, Secretária de Turismo, “O artesanato é um produto turístico que identifica o local que o turista está visitando, por isso, o artesão ao produzir peças que remetam a nossa identidade, não só promovem a valorizam o artesanato local, como também obtém renda, ocupação e ainda contribuem para o desenvolvimento turístico da cidade.”


A Secretaria de Turismo informa que o cadastramento de profissionais que desenvolvem trabalhos artesanais e manuais ainda está disponível para as pessoas que ainda não o fizeram no link: encurtador.com.br/ayAO8


O Cadastro Municipal do Artesanato Lençoense tem como objetivos reunir, manter e atualizar o banco de dados relativo ao artesanato e trabalhos manuais, assim como identificar as diversificadas técnicas desenvolvidas e/ou características da cidade. A partir deste cadastramento, a Secretaria de Turismo poderá estreitar relações com esses profissionais para assim oportunizar capacitações e participação em eventos e feiras organizados pelo município, bem como desenvolver políticas públicas destinadas ao setor de artesanato.


Para mais informações entre em contato pelo e-mail: turismolencois@gmail.com ou pelo telefone 3263-0445, ramal 6.