IGREJAS HISTÓRICAS
Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 511 - Centro
(14) 3263-1801
A Igreja Presbiteriana Independente, primeiro templo evangélico de Lençóis Paulista, foi construída em 15 de dezembro de 1880. Um de seus pastores foi o reverendo Vicente Themudo Lessa, grande estudioso das Sagradas Escrituras, que aliado a sua cultura e inteligência foi também autor de diversos livros cristãos.
O reverendo Vicente Themudo Lessa foi o pai do escritor Orígenes Lessa, um dos muitos filhos ilustres de Lençóis Paulista. Atualmente, possui um templo, recentemente reestruturado, ao lado da primeira igreja, com capacidade 500 pessoas.
O primeiro templo, carinhosamente chamado de “Igrejinha” ainda é mantido, o que denota sua importância eclesiástica na cidade.
"A Igrejinha" - Igreja Presbiteriana Independente
Santuário Nossa Senhora da Piedade
Praça José Magnani, de fronte à Rua 7 de setembro s/n°
(14) 3263-0130
A Paróquia de Lençóis é citada no documento de doação das terras a Nossa Senhora da Piedade, em 28 de abril de 1858, o que nos assegura que ela já existia nesta data e, presume-se, que existia uma capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, sendo então a primeira igreja-matriz da cidade. A igreja-matriz, tal como a temos hoje, foi inaugurada em 1953.
Em 2000, a Matriz da Piedade foi declarada por Dom Antônio Maria Mucciolo, então arcebispo de Botucatu, Santuário Jubilar, transformando-se no destino de romeiros de toda a região, recebendo a designação de Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade.
A Matriz, agora Santuário, passou por três grandes reformas, sendo a última ocorrida em 2015, onde envolveu simbolismo, pesquisa e muito empenho. O piso antigo de tijolo assentado foi substituído por granito / quartzo. A parede recebeu o mesmo material, com detalhes em mármore e painéis brancos e amarelos, simbolizando uma joia. No fundo da igreja foi realizado o retábulo com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e sete raios amarelos atrás. No centro da igreja está uma releitura do brasão do Papo João Paulo II, com o M de Maria. O teto pintado na cor azul recebeu revestimento de estrelas, para dar profundidade ao céu e simbolizar o manto de Nossa Senhora da Aparecida. Os tons da pintura externa resgatam os primórdios da igreja. Os vitrais do Santuário que foram doados por famílias lençoenses e conferem ainda mais beleza à construção foram preservados.
O Santuário abriga ainda imagem da Pietá esculpida em madeira por artista italiano, obras em quadros da artista plástica lençoense, Ivone Paccola, na qual retrata as dores de Maria e a réplica da “Cátedra” utilizada pelo Papa Bento XVI, quando veio ao Brasil para canonização do Frei Galvão e que foi construída pelos alunos da Unidade SENAI de Lençóis Paulista. Recentemente o Santuário passou por uma reforma interna e externa prevalecendo toda sua estrutura e beleza arquitetônica. Seu jardim abriga esculturas, onde há uma imagem de um anjo indicando o caminho das dores de Nossa Senhora e outras sete representando as Setes Dores da Mãe da Piedade.