top of page

CHAFARIZ, FONTES E BICAS

Chafariz e bicas

Fonte Luminosa

fonte peixinho - praça alberto giovanetti.webp

Rotatória Vereador Antônio Dias de Oliveira

Na Rotatória Vereador Antônio Dias de Oliveira (em frente ao Supermercado Jaú Serve) está localzada uma fonte luminosa, instalada em 2017.

O chafariz combina a majestosidade da água com a beleza da iluminação. A água jorra com elegância de vários jatos d'água. À noite, as luzes desempenham um papel crucial nesta exibição, já que iluminam as correntes d'água em movimento, criando um espetáculo de cores.

Praça do Chafariz Lázaro Bernardes

fonte peixinho - praça alberto giovanetti.webp

Cruzamento da Avenida Nove de Julho com a Rua José Paulino da Silva (ao lado do Almoxarifado da Prefeitura)

A Praça do Chafariz foi inaugurada dia 25 de abril de 1988. O poço foi perfurado pelo Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, assistido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Lençóis Paulista.

Levou o nome de Lázaro Bernardes, pai do Diretor do SAAE na época, residia a poucas quadras da praça e era frequentador assíduo da fonte de água. Foi homenageado ainda em vida na inauguração. Conhecida por Fonte do Leãozinho, por causa do chafariz em formato de leão fundido em metal.

Em 2017, uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) viabilizou a revitalização do local.

Biquinha

fonte peixinho - praça alberto giovanetti.webp

Rua Anita Garibaldi - Jardim Morumbi

Chafariz construído em 1906 que abasteceu de água potável a população lençoense até o final da década de 1920, quando foi construído o sistema de abastecimento de água.

A biquinha foi restaurada quando da reativação da Praça Lúcio de Oliveira Lima, em abril de 1997, resgatando um pouco da história daquela época.

Em 2019, o SAAE em parceria com Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Turismo, realizaram a revitalização da Praça da Biquinha, sendo o projeto foi uma doação da arquiteta Isabelle Biral, que preservou a estrutura da época que foi construída.

Fonte Alberto Giovanetii

fonte peixinho - praça alberto giovanetti.webp

Cruzamento da Rua 15 de Novembro com a Rua 25 de Abril, em frente ao SAAE

Inaugurado dia 28 de abril de 1970 na gestão do Prefeito Municipal Antônio Lorenzetti Filho, é um ponto de oferta de água de origem de poço semiartesiano de captação subterrânea medindo aproximadamente 100 metros de profundidade.

É conhecida por Fonte do Peixinho por causa do chafariz em formato de peixe fundido em metal. Foi remodelada na gestão do Prefeito Ideval Paccola, em abril de 1984, e homenageou ainda em vida o Sr. Alberto Giovanetti, que vinha a pé pela Rua 15 de Novembro todo dia de manhã para buscar água no SAAE, mesmo antes da inauguração da fonte.

Fontes

FONTES

Nome
Bairro
Fonte “João Fontes Filho”
Rua Quintino Bocaiúva - Vila Contente
Fonte “Álvaro Ludovico”
Av. Nações Unidas - Núcleo Hab. Luiz zillo
Fonte “Terezinha Vieira Veloso Corsino”
Rua Humberto Peregrino - Jardim principe
Fonte “Luiz Gonzaga de Carvalho”
Av. Prefeito Jácomo Nicolau Paccola - Jardim das Nações.
Fonte “Armando Prandini”
Avenida Marechal Dutra - Jardim Ubirama
Fonte “Maria Mafalda Bosi Capoani”
Rua Tupinambás – Jardim Itamaraty
Fonte Alberto Repke
Rua Manoel Amâncio - Vila Eden
Fonte “Sebastião Barbosa”
Rua Vilma Foganholi Martins - Distrito de Alfredo Guedes
bottom of page