INSTITUCIONAL
Secretaria de Turismo
A Secretaria de Turismo é o órgão responsável por desenvolver as potencialidades turísticas do município.
A SETUR tem fomentado o turismo no município como indutor do desenvolvimento sustentável, reconhecendo o fator como de extrema importância na geração de emprego e renda, conciliando o crescimento econômico com a preservação do patrimônio cultural, ambiental e histórico.
O Posto de Informação Turística (PIT) funciona junto a sede da SETUR no Centro do Empreendedor e tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas às informações da cidade, fomentando o turismo local.
Quadro de pessoal
01 Secretário de Turismo
02 Agentes Administrativos
02 Assistentes Administrativos
Endereço: Avenida 25 de Janeiro nº 699 - Centro
Telefone: (14) 3263-0445
WhatsApp: (14) 99818-0289
E-mail: turismo@lencoispaulista.sp.gov.br / setur@lencoispaulista.sp.gov.br
Conselho Municipal de Turismo - COMTUR
O Conselho Municipal de Turismo de Lençóis Paulista (COMTUR) foi instituído em 2008, porém houve a necessidade de adequação da redação de sua lei em 2017, o que resultou na aprovação da Lei Municipal 5.012.
O COMTUR, vinculado à Secretaria de Turismo, é composto por representantes do Poder Executivo Municipal e da Sociedade Civil. Os membros são empossados a cada dois anos, exercem serviço voluntário nas ações definidas em reuniões mensais. O objetivo principal do Conselho é criar soluções para desenvolver o turismo de forma sustentável no município.
Conheça os órgãos e segmentos representados no COMTUR:
Poder Executivo: Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Meio Ambiente, Vila de Alfredo Guedes e Educação.
Sociedade Civil: Hotéis, Setor Gastronômico, Agências de Turismo, Vinícola, Micro Cervejarias, Artesanato, Associação de Incentivo à Cultura, Associação Rural, Associação Comercial, Sociedade de Cultura Italiana, Eventos, Clube Social, Imprensa Digital e Escrita.
Outros: Polícia Civil e Sebrae Aqui.
Plano Diretor de Turismo
O Plano Diretor de Turismo de Lençóis Paulista se apresenta como um instrumento importante para o desenvolvimento da atividade turística no âmbito municipal, constituindo as diretrizes e estratégias a serem adotadas para o seu incremento e estruturação local.
O Plano foi precedido pelo Inventário da Oferta Turística, que consistiu no levantamento de informações e características dos principais atrativos turísticos do município, já assim consolidados, somados aos recursos com potencial para se tornarem também atrativos. Agregado à oferta turística do destino estão os serviços aos turistas, tais como: meios de hospedagem, equipamentos de alimentação, comércio diferenciado, transportes, espaços para realização de eventos, entre outros. Da mesma forma, foram coletadas informações sobre a infraestrutura urbana básica que, mesmo não tendo uma relação direta com a atividade turística, influencia na qualidade da experiência do turista no destino.
O Plano Diretor de Turismo se divide em quatro Capítulos: 1) Revisão do Plano Diretor de Turismo 2020; 2) Estudos e Análises, resultando no Diagnóstico, o qual complementa o Inventário da Oferta Turística cujo volume, embora independente do corpo desta publicação, é parte integrante desse trabalho; 3) Concepção de Estratégias e Planos de Ação, Prognóstico Turístico, Diretrizes, Programas e Projetos.