INSTITUCIONAL

Secretaria de Turismo

A Secretaria de Turismo é o órgão responsável por desenvolver as potencialidades turísticas do município.

A SETUR tem fomentado o turismo no município como indutor do desenvolvimento sustentável, reconhecendo o fator como de extrema importância na geração de emprego e renda, conciliando o crescimento econômico com a preservação do patrimônio cultural, ambiental e histórico.

O Posto de Informação Turística (PIT) funciona junto a sede da SETUR  no Centro do Empreendedor e tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas às informações da cidade, fomentando o turismo local.

Quadro de pessoal

01 Secretário de Turismo

01 Agente Administrativo

01 Assistente Administrativo

Endereço: Avenida 25 de Janeiro nº 699 - Centro

Telefone: (14) 3263-0445

WhatsApp: (14) 99818-0289

E-mail: turismo@lencoispaulista.sp.gov.br / setur@lencoispaulista.sp.gov.br

22 secretaria turismo vertical.png
 

Conselho Municipal de Turismo - COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo de Lençóis Paulista (COMTUR) foi instituído em 2008, porém houve a necessidade de adequação da redação de sua lei em 2017, o que resultou na aprovação da Lei Municipal 5.012.

O COMTUR, vinculado à Secretaria de Turismo, é composto por representantes do Poder Executivo Municipal e da Sociedade Civil. Os membros são empossados a cada dois anos, exercem serviço voluntário nas ações definidas em reuniões mensais. O objetivo principal do Conselho é criar soluções para desenvolver o turismo de forma sustentável no município.

Conheça os órgãos e segmentos representados no COMTUR:

Poder Executivo: Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Meio Ambiente, Vila de Alfredo Guedes e Educação.

Sociedade Civil: Hotéis, Setor Gastronômico, Agências de Turismo, Vinícola, Micro Cervejarias, Artesanato, Associação de Incentivo à Cultura, Associação Rural, Associação Comercial, Sociedade de Cultura Italiana, Eventos, Clube Social, Imprensa Digital e Escrita.

Outros: Polícia Civil e Sebrae Aqui.

COMTUR.png
 

Região Turística Coração Paulista

Lençóis Paulista está no Mapa do Turismo Brasileiro, iniciativa do Programa Nacional de Turismo, figurando junto a mais 8 cidades na Região Turística Coração Paulista. Também integram a região os municípios de Águas de Santa Barbara, Agudos, Avaí, Bauru, Boracéia, Pederneiras, Piratininga e Reginópolis.

Os municípios constantes no Mapa do Turismo Brasileiro são divididos em categorias de A a E, de acordo com o desempenho de suas economias do turismo, onde são considerados dados oficiais já existentes: número de ocupações e estabelecimentos formais no setor de hospedagem (fonte: RAIS/Ministério do Trabalho e Emprego); e a estimativa do fluxo turístico doméstico e internacional (fonte:FIPE/MTur). Lençóis Paulista está certificado na Categoria C.

O município de Bauru é a sede administrativa e atua na titularidade da interlocução  regional, sendo Lençóis Paulista o interlocutor suplente da região junto à Secretaria Estadual de Turismo.

A Governança da Região Turística promove reuniões periódicas que permitem aos gestores de turismo desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento da região turística.

 

Logotipo

É um privilégio para a Região ser denominada como Coração Paulista, dessa forma a simbologia do coração foi concebida como essencial na elaboração do logotipo. Assim, o logotipo da RT Coração Paulista foi proposto por duas servidoras do município de Lençóis Paulista vinculadas às Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Em seu sentido figurado, o coração é o centro das sensações, percepções e emoções. A imagem remete a ideia de centro e profundidade. O símbolo traz à lembrança de conforto e aconchego interior. A estrada representa a ligação, o elo entre as diferentes localidades, o caminho que permite alcançar os destinos. O curto caminho passa a sensação de proximidade. Além da estrada indicar a forma mais usual de deslocamento entre os destinos da Região. A tipografia adotada é descontraída e trivial. No que se refere as cores, o vermelho atrai a atenção, inspira sentimentos, experiências e energia. Em uma tonalidade mais escura e junto ao preto denota força, sobriedade e um ar de mistério. As cores também se aproximam das que representam o Estado de São Paulo. A representação de todos esses elementos em traços suaves transmite a simplicidade e hospitalidade típicas e marcantes das cidades do interior que compõem a Região. O coração posicionado às margens da estrada indica um ponto certo de destino em um caminho dinâmico, em movimento e contínuo.

MAPA RT ok-02.png
Logo RT S2 Paulista.ai - ok_Logo Positivo.png
 

Plano Diretor de Turismo

O Plano Diretor de Turismo de Lençóis Paulista se apresenta como um instrumento importante para o desenvolvimento da atividade turística no âmbito municipal, constituindo as diretrizes e estratégias a serem adotadas para o seu incremento e estruturação local.

O Plano foi precedido pelo Inventário da Oferta Turística, que consistiu no levantamento dos atrativos turísticos do município, já assim caracterizados, somados aos recursos com potencial para se tornarem também atrativos. Agregado à oferta turística do destino estão os serviços aos turistas, tais como: meios de hospedagem, equipamentos de alimentação, comércio diferenciado, transportes, espaços para realização de eventos, entre outros. Da mesma forma, levantou-se informações sobre a infraestrutura básica urbana que, apesar de não estar relacionada diretamente à atividade turística, influencia na qualidade da experiência do turista na localidade.

O Plano Diretor de Turismo se divide em três Capítulos: 1) Estudos de Demanda, contendo os resultados das pesquisas de Demanda Turística Real, seus gráficos, tabelas e comentários; 2) Estudos e Análises, resultando no Diagnóstico, o qual complementa o Inventário da Oferta Turística cujo volume, embora independente do corpo desta publicação, é parte integrante desse trabalho; 3) Concepção de Estratégias e Planos de Ação, decorrentes de todos os dados reunidos e tratados no Inventário e nos capítulos anteriores, organizados em Prognóstico Turístico, Diretrizes, Programas e Projetos. 

Clique abaixo para acessar:

 Plano Diretor de Turismo e o Inventário da Oferta Turística