top of page
Secretaria de Turismo

INSTITUCIONAL

Secretaria de Turismo

A Secretaria de Turismo é o órgão responsável por desenvolver as potencialidades turísticas do município.

A SETUR tem fomentado o turismo no município como indutor do desenvolvimento sustentável, reconhecendo o fator como de extrema importância na geração de emprego e renda, conciliando o crescimento econômico com a preservação do patrimônio cultural, ambiental e histórico.

O Posto de Informação Turística (PIT) funciona junto a sede da SETUR  no Centro do Empreendedor e tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas às informações da cidade, fomentando o turismo local.

Quadro de pessoal

01 Secretário de Turismo

02 Agentes Administrativos

02 Assistentes Administrativos

Endereço: Avenida 25 de Janeiro nº 699 - Centro

Telefone: (14) 3263-0445

WhatsApp: (14) 99818-0289

E-mail: turismo@lencoispaulista.sp.gov.br / setur@lencoispaulista.sp.gov.br

Logo-Turismo4.jpg
COMTUR

Conselho Municipal de Turismo - COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo de Lençóis Paulista (COMTUR) foi instituído em 2008, porém houve a necessidade de adequação da redação de sua lei em 2017, o que resultou na aprovação da Lei Municipal 5.012.

O COMTUR, vinculado à Secretaria de Turismo, é composto por representantes do Poder Executivo Municipal e da Sociedade Civil. Os membros são empossados a cada dois anos, exercem serviço voluntário nas ações definidas em reuniões mensais. O objetivo principal do Conselho é criar soluções para desenvolver o turismo de forma sustentável no município.

Conheça os órgãos e segmentos representados no COMTUR:

Poder Executivo: Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Meio Ambiente, Vila de Alfredo Guedes e Educação.

Sociedade Civil: Hotéis, Setor Gastronômico, Agências de Turismo, Vinícola, Micro Cervejarias, Artesanato, Associação de Incentivo à Cultura, Associação Rural, Associação Comercial, Sociedade de Cultura Italiana, Eventos, Clube Social, Imprensa Digital e Escrita.

Outros: Polícia Civil e Sebrae Aqui.

COMTUR.png
RT Coração Paulista

Região Turística Coração Paulista

Captura de tela 2024-01-17 091851.png

No Estado de São Paulo, Lençóis Paulista está no Mapa do Turismo Brasileiro figurando junto a mais 4 cidades na Região Turística Coração Paulista. Também integram a região os municípios de Agudos, Bauru, Pederneiras e Piratininga. Apesar de não estarem oficialmente no Mapa devido ao não atendimento dos requisitos do Ministério do Turismo, os municípios de Avaí, Boracéia e Reginópolis integram a região de forma extraoficial. O município de Bauru é a sede administrativa e interlocutor titular atuante na liderança regional, sendo Lençóis Paulista o interlocutor suplente da região junto à Secretaria Estadual e Ministério do Turismo. A Governança da Região Turística promove reuniões periódicas onde discutem ações para o desenvolvimento da região turística.

Os municípios constantes no Mapa do Turismo Brasileiro são divididos em categorias de A a E, de acordo com o desempenho de suas economias do turismo, onde são considerados dados oficiais já existentes: número de ocupações e estabelecimentos formais no setor de hospedagem (fonte: RAIS/Ministério do Trabalho e Emprego); e a estimativa do fluxo turístico doméstico e internacional (fonte:FIPE/MTur). Lençóis Paulista está certificado na Categoria C.

O município de Bauru é a sede administrativa e atua na titularidade da interlocução  regional, sendo Lençóis Paulista o interlocutor suplente da região junto à Secretaria Estadual de Turismo.

A Governança da Região Turística promove reuniões periódicas que permitem aos gestores de turismo desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento da região turística.

Logotipo

É um privilégio para a Região ser denominada como Coração Paulista, dessa forma a simbologia do coração foi concebida como essencial na elaboração do logotipo. Assim, o logotipo da RT Coração Paulista foi proposto por duas servidoras do município de Lençóis Paulista vinculadas às Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Em seu sentido figurado, o coração é o centro das sensações, percepções e emoções. A imagem remete a ideia de centro e profundidade. O símbolo traz à lembrança de conforto e aconchego interior. A estrada representa a ligação, o elo entre as diferentes localidades, o caminho que permite alcançar os destinos. O curto caminho passa a sensação de proximidade. Além da estrada indicar a forma mais usual de deslocamento entre os destinos da Região. A tipografia adotada é descontraída e trivial. No que se refere as cores, o vermelho atrai a atenção, inspira sentimentos, experiências e energia. Em uma tonalidade mais escura e junto ao preto denota força, sobriedade e um ar de mistério. As cores também se aproximam das que representam o Estado de São Paulo. A representação de todos esses elementos em traços suaves transmite a simplicidade e hospitalidade típicas e marcantes das cidades do interior que compõem a Região. O coração posicionado às margens da estrada indica um ponto certo de destino em um caminho dinâmico, em movimento e contínuo.

Plano de Turismo

Plano Diretor de Turismo

O Plano Diretor de Turismo de Lençóis Paulista se apresenta como um instrumento importante para o desenvolvimento da atividade turística no âmbito municipal, constituindo as diretrizes e estratégias a serem adotadas para o seu incremento e estruturação local.

O Plano foi precedido pelo Inventário da Oferta Turística, que consistiu no levantamento de informações e características dos principais atrativos turísticos do município, já assim consolidados, somados aos recursos com potencial para se tornarem também atrativos. Agregado à oferta turística do destino estão os serviços aos turistas, tais como: meios de hospedagem, equipamentos de alimentação, comércio diferenciado, transportes, espaços para realização de eventos, entre outros. Da mesma forma, foram coletadas informações sobre a infraestrutura urbana básica que, mesmo não tendo uma relação direta com a atividade turística, influencia na qualidade da experiência do turista no destino.


O presente Plano Diretor de Turismo se divide em quatro Capítulos: 1) Revisão do Plano Diretor de Turismo 2020; 2) Estudos e Análises, resultando no Diagnóstico, o qual complementa o Inventário da Oferta Turística cujo volume, embora independente do corpo desta publicação, é parte integrante desse trabalho; 3) Concepção de Estratégias e Planos de Ação, Prognóstico Turístico, Diretrizes, Programas e Projetos.

Clique abaixo para acessar:

 Plano Diretor de Turismo e o Inventário da Oferta Turística

bottom of page