top of page

CULTURE AND ARTS

Centro histórico de Lisboa

Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa”

  • Instagram
  • Facebook

R. Sete de Setembro, 1058-1170 - Centro, Lençóis Paulista - SP, 18680-005, Brasil

icone funcionamento.png
Attendance: 
De segunda a sexta-feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 17h
(14) 3263-6522

A Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” (BMOL) foi criada por Zanderlite Duclerc Verçosa em 21 de Dezembro de 1961. Possui um acervo maior que o número de habitantes, possibilitando aos visitantes uma viagem literária profunda. Em sua grande coletânea há livros em Braile, audiolivros, obras raras autografadas, museu literário, publicações e obras originais de Orígenes Lessa, patrono da Biblioteca, escritor lençoense e membro da Academia Brasileira de Letras.

A Biblioteca oferece um vasto acervo sobre assuntos diversificados, de interesse da população, lançamentos e uma ampla coleção de títulos da literatura brasileira. Possui seções especiais como a “Sala de Obras Autografadas” onde reúne obras com dedicatórias e autógrafos feitos por escritores ícones da literatura nacional e regional. O “Museu Literário” situado no piso superior onde obras do começo do século XX, estão disponíveis para o completo uso dos usuários. A “Seção de Obras de Referência”, é composta por obras de consulta de vários gêneros e para várias finalidades, dicionários, mapas, guias e enciclopédias temáticas.

Oferece exposições; boletim eletrônico informando os usuários e a comunidade sobre novas aquisições, ranking dos livros mais retirados e mantém um canal aberto para a publicação de sugestões de leituras enviadas pelos leitores; a “Feira do Troca-Troca”, é uma ação reconhecida pelo Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) como um dos 50 projetos nacionais que melhor promovem o incentivo à leitura e democratização do acesso aos livros.

A BMOL também desenvolve anualmente concursos literários (classe adulta ou infantil) e visita de escritores. Sua estrutura é adequada à pessoas portadoras de necessidades especiais, como acesso à cadeirantes, sala para pessoas com baixa visão e acervo em braile.

Centro histórico de Lisboa

Casa da Cultura “Profª Maria Bove Coneglian”

  • Instagram
  • Facebook

R. Sete de Setembro, 934 - Centro, Lençóis Paulista - SP, 18682-042, Brasil

icone funcionamento.png
Attendance: 
De segunda-feira a sábado, das 8h às 22h
(14) 3263-6525
-

A Casa da Cultura “Profª. Maria Bove Coneglian” é sediada no prédio do antigo Lençóis Hotel. Abriga a Secretaria de Cultura e o Auditório onde acontece apresentações de teatro, dança música, vídeo entre outras.

A sala de ensaios da Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins” foi uma ampliação iniciada em 2007 e concluída em 2008 e faz parte do complexo, que também funciona como escola de artes. Os cursos permanentes são: Ballet, Jazz, Dança de Salão, Violão, Teclado, Piano, Canto, Teatro Infantil e adulto, Teoria Musical, Pintura em tela e artesanato.

Oficinas com prazos de aproximadamente 2 meses acontecem sistematicamente nas diversas modalidades artísticas.

O saguão é utilizado como galeria de exposições, onde pintores, desenhistas, escultores, fotógrafos têm espaço para mostrarem suas produções.

Para receber a programação por celular, basta enviar "EU AMO CULTURA" para (14) 3263-6525.

Centro histórico de Lisboa

Espaço Cultural “Cidade do Livro”

  • Instagram
  • Facebook

R. Pedro Natálio Lorenzeti, 286 - Centro, Lençóis Paulista - SP, 18680-110, Brasil

icone funcionamento.png
Attendance: 
De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
(14) 3263-3123
-

O Espaço Cultural Cidade do Livro, começou suas atividades em 23 de setembro de 2006 a partir da locação do prédio que, em 2007, foi adquirido definitivamente pela Prefeitura Municipal. O acervo do Espaço Cultural Cidade do Livro é composto pelo Setor de Obras Raras e Especiais da Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” com obras desde o século XVI, arquivos pessoais (entre livros, manuscritos e objetos) de escritores nacionais consagrados e locais, entre eles o de Orígenes Lessa, Cora Coralina, Antonio Houaiss, Olavo Bilac e Guimarães Rosa, por exemplo; o Arquivo Histórico Municipal com acervo de jornais da cidade, fotos, revistas, discos de vinil, plantas arquitetônicas entre outros documentos relativos a cidade de Lençóis Paulista e região.

É um órgão de assessoramento da Secretaria Administrativa e um centro de pesquisas; tem por finalidade recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos e literários de valor permanente, bem como aos bens culturais históricos, sendo o setor descrito subordinado diretamente a Secretaria de Cultura. Para atingir seus objetivos de salvaguardar e prolongar ao máximo a integridade física de documentos e livros (fontes de pesquisa) para as próximas gerações, o local possui um Laboratório de Conservação e Reparos onde os documentos em suporte papel são tratados com materiais especiais, recuperada sua integridade física, ou confeccionada embalagem especial para sua guarda quando necessário.

O Espaço Cultural Cidade do Livro também possui Laboratório de Digitalização e Preservação Digital, que além de salvaguardar o acervo através da digitalização, gere a Biblioteca Digital Orígenes Lessa disponibilizando o acesso aos livros, periódicos e documentos mais raros (site: ) para a pesquisa online da comunidade e instituições de pesquisa nacionais e internacionais; nos seus próprios ambientes; acesso ininterrupto das coleções e biblioteca 24 horas; uma biblioteca gratuita e acessível às várias classes de usuários da Internet.

O local é um centro de documentação referência na região, por ser o único órgão público do interior a prestar este tipo de serviço e de ter sob sua custódia, um amplo e inestimável acervo histórico. O Espaço Cultural atende aos pesquisadores com visitas livres, agendadas e monitoradas; recebe e realiza exposições, promoção de eventos, oficinas, cursos com área para palestras e realização de eventos. No piso térreo funciona a Biblioteca Infantil “Monteiro Lobato” que, originada em uma das salas da BMOL, ganhou espaço próprio.

Centro histórico de Lisboa

Memorial de Alfredo Guedes

  • Instagram
  • Facebook

Rua João Gasparini nº 48, Distrito de Alfredo Guedes

icone funcionamento.png
Attendance: 
Às quarta-feiras, das 11h15 às 17h15
(14) 3264-5309

Preservar a cultura de um povo, de uma sociedade, preservar sua história e modo de vida, são ações fundamentais para se construir o futuro com prosperidade e qualidade. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura de Lençóis Paulista, inaugurou em agosto de 2014 o Memorial de Alfredo Guedes.

O Memorial é um ramal do Museu Alexandre Chitto. Um espaço destinado ao resgate da história, cultura e modo de vida de Alfredo Guedes: importante distrito lençoense que surgiu por volta de 1850 em virtude da lavoura cafeeira, atividade que prosperou por décadas devido à roxa da região, e que contribui para o progresso do município. Neste espaço, são organizados diversos elementos da cultura do distrito, como objetos, fotos, mobília e muita história boa pra contar e compartilhar. As peças foram doadas pelas famílias do bairro e de Lençóis Paulista e incluem mapas, fotos, objetos pessoais, imobiliário, implementos agrícolas e jornais de época.

Centro histórico de Lisboa

Museu Municipal “Alexandre Chitto”

  • Instagram
  • Facebook

R. Cel. Joaquim Anselmo Martins, 575 - Centro, Lençóis Paulista - SP, 18680-070, Brasil

icone funcionamento.png
Attendance: 
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
(14) 3264-1442

Prédio que sediou a prefeitura municipal e depois de desocupado abrigou o Museu Municipal em 1988, fundado por Alexandre Chitto, jornalista, historiador e grande amante de Lençóis. Além de sua paixão pela cidade e pela cultura, deixou o museu e diversas obras de 1958, e também o Jornal O Eco de 1938, ainda em circulação no município.

Ponto de interesse cultural e turístico, o museu representa as raízes da cidade e região retratando o nascimento de Lençóis Paulista, por expor e preservar peças relacionadas à história da comunidade, apresentando uma verdadeira aula viva de uma história de paixão, tradição, cultura e expressão. O Museu está cadastrado no IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e no SISEM – Sistema Estadual de Museus e participa de todos os eventos programados por esses dois órgãos, como por exemplo, a "Semana Nacional de Museus" e da "Primavera de Museus" em setembro.

Em exposição destacamos uma Igabaça (urna funerária indígena) datada de 1680 e a cama utilizada por Dom Pedro II quando se hospedou na região em 1873. Ao todo são mais de 4 mil peças catalogadas e oferece aos seus visitantes exposições permanentes e temporárias variadas.

Centro histórico de Lisboa

Sala dos Escritores

  • Instagram
  • Facebook

Rua Pedro Natálio Lorenzeti, 286 - Centro, Lençóis Paulista - SP, Brasil

icone funcionamento.png
Attendance: 
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 12h às 17h
(14) 3263-3123

No dia 25 de abril de 2023 foi inaugurada a Sala dos Escritores. A criação do espaço surgiu com a necessidade de um local que homageasse os 31 escritores lençoenses e possibilitasse a interação dos escritores com a população local. A implantação da Sala foi viabilizada através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a escritora Renata Paccola, a qual como idealizadora do espaço financiou todos os custos da implantação, desde a reforma do espaço à instalação dos painéis, quadros e demais itens que compõem a decoração temática. No espaço, o visitante tem a oportunidade de conhecer quais são os notáveis escritores que contribuem e contribuíram para a cultura lençoense.

A Sala dos Escritores está localizada nas dependências do Espaço Cultural Cidade do Livro, que também abriga a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, o Centro de Documentação Histórica do município e o Laboratório de Digitalização e Restauração da Secretaria de Cultura. O local, que conta um pouco da história de escritores lençoenses, reúne uma série de fotos, livros e prêmios literários, inclusive da idealizadora Renata Paccola.

Centro histórico de Lisboa

Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”

  • Instagram
  • Facebook

R. Cel. Álvaro Martins, 790 - Vila Nova Irere, Lençóis Paulista - SP, 18682-048, Brasil

icone funcionamento.png
Attendance: 
-
(14) 3263-0044

O Teatro Municipal "Adélia Lorenzetti" foi inaugurado no ano de 2016. O projeto é do arquiteto Jurandyr Bueno e a construção foi feita na área da antiga SIDELPA, siderúrgica lençoense desativada na década de 70.

Foi construído em parceria entre a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista e a ALIC - Associação Lençoense de Incentivo à Cultura, que por meio de projeto viabilizou a maior parte dos recursos através das Leis de Incentivo. As maiores empresas doadoras foram o Grupo Lwart, a Zilor – Energia e Alimentos e a Duratex. No entanto muitos outros doadores participaram, empresas e pessoas físicas, com doações para o Projeto ou com doações para aquisição das poltronas, decoração de ambientes específicos e projeto de paisagismo.

Estas parcerias tornaram realidade o sonho do povo lençoense de ter um local onde é desenvolvida intensa atividade cultural, com programação para toda a comunidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura do público local e regional.

Em termos de estrutura, o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti possui 2 mil metros de área construída, 609 poltronas, com lugares preferenciais e acessibilidade para todos os espaços, sala climatizada, fosso para apresentação de orquestra, equipamentos de som, vídeo e iluminação de última geração, inclusive com telão retrátil para projeções, quartelada removível (piso que pode ser retirado para receber espetáculos de mágica), camarins, completo projeto de cenotécnica e saguão amplo, projetado para receber exposições. Além disso, conta com estacionamento com capacidade para mais de 200 veículos. É considerado, pela crítica especializada, como um dos melhores teatros do interior paulista.

Para receber a programação por celular, basta enviar "EUAMOCULTURA" para (14) 99796-4056 ou para (14)32636525.

bottom of page