top of page

Projeto Memórias Vívidas promove visitação noturna no Cemitério Municipal

Na última sexta-feira, 1 de julho, às 19h, foi promovida uma visita guiada no Cemitério Municipal Alcides Francisco. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro, entre elas, o Professor e Historiador Edson Fernandes e o grupo de historiadores lençoenses o qual integra, o Presidente da Câmara Municipal - Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, a Secretária de Turismo – Joelma de Andrade Taioque, o Presidente do COMTUR – Hilton Rodrigues Alves Júnior, servidores e alunos de teatro da Secretaria de Cultura, servidores do Cemitério e Velório Municipal, além da participação de representantes das funerárias locais, dentre outros convidados.


O Projeto Memórias Vívidas, idealizado por historiadores de Lençóis Paulista, tem como objetivo valorizar a história, arte e cultura através de visitação ao Cemitério Municipal. Durante o passeio, ocorreu a apresentação dos túmulos, curiosidades e histórias de algumas personalidades e mitos locais que ali estão sepultados. A atividade contou ainda com intervenções cênicas que contribuíram para a apresentação das histórias.


A apresentação do roteiro guiado foi realizada pelos guias e historiadores: Edson Fernandes, Flaverson Almeida, Rafael Costa, Célia Motta, João Paulo e Tiago Luciano. O servidor Hiran de Oliveira Capucho também contribuiu com informações acerca do cemitério e orientações de segurança aos visitantes.


Para realização do Projeto Piloto, o grupo de historiadores contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, para a programação da atividade e envolvimento das Secretarias de Cultura, de Agricultura e Meio Ambiente, a fim de agregar as interpretações teatrais a ação e viabilizar a abertura do local. O projeto também conta com o apoio da Câmara Municipal.


Os idealizadores e apoiadores do projeto, após a realização dessa primeira visitação, pretendem aprimorar e melhorar a proposta para a consolidação do roteiro histórico-cultural e turístico e, assim, realizar novas edições abertas ao público.





Comentários


bottom of page